Praias

Onde acaba a terra e começa o mar. Águas azul cristal, que se confundem com o céu no horizonte, percorrem a costa de 12 quilómetros. O areal branco sem fim convida a grandes passeios à beira-mar. Do outro lado, 624 hectares de dunas de areia fina que surgem como muralhas na paisagem. A natureza no seu estado mais puro.

No verão ou no inverno, as praias da Herdade da Comporta são sempre uma boa terapia para fugir à azáfama do dia a dia urbano. Aqui, apenas a brisa do mar sabe o segredo para descobrir um local privilegiado que ainda só alguns conhecem.

Neste troço de orla costeira estão classificadas 3 praias balneares - praia da Comporta, praia do Carvalhal e praia do Pego. Todas elas possuem os selos de Qualidade, Bandeira Azul e Praia Acessível, permitindo o seu usufruto por pessoas de mobilidade reduzida. As praias da Comporta e do Pego possuem a certificação ambiental garantindo as melhores práticas ambientais.

Para consultar a Política de Ambiente, clique aqui.

Galardões:
  • Bandeira Azul
    As praias da Comporta, Carvalhal e Pego possuem a Bandeira Azul por assegurarem o cumprimento de um conjunto de critérios de natureza ambiental, de segurança, de conforto dos utentes, e de informação e sensibilização ambiental. Esta conformidade é regularmente avaliada pela Herdade da Comporta.

  • Praia Acessível
    As praias da Comporta, Carvalhal e Pego possuem igualmente a bandeira de Praia Acessível, galardão atribuído a praias que satisfaçam um conjunto de exigências de acessibilidade a pessoas com mobilidade condicionada. No âmbito deste projeto na praia da Comporta, a Herdade da Comporta disponibiliza aos cidadãos deficientes motores uma cadeira de rodas anfíbia que possibilita o acesso a banhos, em condições de segurança e com acompanhamento de nadadores salvadores.
  • Certificação Ambiental
    A Herdade da Comporta implementou um Sistema de Gestão Ambiental nas praias da Comporta e do Pego segundo os requisitos da norma NP EN ISO 14001. O seu desempenho ambiental é avaliado periodicamente através de auditorias promovidas pela Herdade da Comporta e pela Associação Portuguesa de Certificação (APCER) que certificou o Sistema de Gestão Ambiental, permitindo assim evidenciar com credibilidade o controlo dos impactes ambientais causados pela exploração das praias, a prevenção da poluição e o cumprimento da legislação ambiental aplicável. Neste âmbito, a Herdade da Comporta também promove ações de sensibilização e educação ambiental junto da comunidade local e utentes das praias assegurando igualmente um plano de formação anual de índole ambiental aos seus colaboradores e parceiros que desempenham tarefas ou actividades associadas à gestão e exploração de praias.
  • Qualidade de Ouro
  • Com o objetivo de realçar as praias que ao longo dos últimos cinco anos apresentaram sistematicamente boa qualidade da água ou qualidade excelente (tendo em conta a classificação da legislação em vigor), e que nesse sentido, oferecem uma maior fiabilidade no que respeita à qualidade da água balnear, a Quercus atribuiu às praias da Comporta, Carvalhal e Pego a distinção de praias com Qualidade de Ouro.
Prémios:

2005 - Praia da Comporta e Praia do Pego

Primeiras praias da costa ocidental portuguesa a obter uma Certificação, e as segundas do país.


2005 - Praia da Comporta

Cerimónia do hastear regional da bandeira da «Acessibilidade», com a presença da Exma. Sra. Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, Dra. Idália de Menezes Moniz.


2006 - Praia da Comporta

Cerimónia do hastear nacional da «Bandeira Azul», com a presença da Exma. Sra. Vice Presidente do Instituto do Ambiente, Engª Fernanda Santiago, em representação do Sr. Ministro do Ambiente, e do Exmo. Sr. Presidente da Associação Bandeira Azul, Dr. José Archer.


2007 - Praia da Comporta

Obtenção do 3º Prémio de melhor concessionário de praia do país, entregue pelo Exmo. Sr. Presidente da Associação Bandeira Azul, Dr. José Archer.


2008 - Praia da Comporta

Obtenção do 2º Prémio de melhor concessionário de praia do país, entregue pela Exma. Sra. Coordenadora Nacional da Associação Bandeira Azul, Dra. Catarina Gonçalves.


2009 - Praia da Comporta

Obtenção do 2º Prémio de melhor praia acessível do país, entregue pela Exma. Sra. Secretária de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades, Dra. Fernanda Carmo.


2010 - Praia da Comporta

Obtenção do 2º Prémio de melhor praia acessível do país, entregue pela Exma. Sra. Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, Dra. Idália de Menezes Moniz.


2010 - Praia do Pego

Obtenção do 1º Prémio de melhor concessionário de praia do país, entregue pelo Exmo. Sr. Presidente da Associação Bandeira Azul, Dr. José Archer.


2011 - Praia da Comporta

 

Obtenção do 2º Prémio de melhor concessionário de praia do país, entregue pelo Exmo. Sr. Presidente da Associação Bandeira Azul, Dr. José Archer.


2011 - Praia da Comporta

 

Obtenção do 1º Prémio de melhor praia acessível do país, entregue pelo Exmo. Sr. Secretário de Estado da Solidariedade e da Segurança Social, Dr. Marco António Costa.


2012 - Praia da Comporta

Cerimónia do hastear nacional da «Bandeira Acessível», com a presença do Exmo. Sr. Presidente do Instituto Nacional para a Reabilitação, IP, Dr. José Serôdio.


2012 - Praia do Carvalhal

Finalista das 7 Maravilhas - Praias de Portugal, na categoria praias de dunas.


 





 


 

 

voltar