O Lote 2 foi constituído e regulamentado pelo loteamento L8 "Ilha” e localiza-se no extremo Sudoeste da Lagoa Formosa, na fronteira entre uma zona habitacional de moradias isoladas e dispersas e os terrenos de cultivo e pinhal envolventes.
Na conceção dos Projetos para a encosta e para o Lote 2 em particular, adotou-se o tipo de ocupação preconizado optando-se por um partido arquitetónico que, recusando os mimetismos naturalistas, desenvolve um desenho abstrato, de geometria simples e de "neutralidade” bastante para facilitar a variação repetitiva sem prejuízo da identidade decorrente da especificidade do lote.
Os espaços perimetrais do lote que envolvem o polígono de base para a implantação, mesmo acrescidos com as áreas não ocupadas pela construção, não atingem dimensão que permita falar-se de privacidade totalmente defendida.
Entendeu-se assim que haveria que criar valor e diferenciação na qualificação dos espaços, interiores ou exteriores e de algum modo "esvaziar” as realidades "frente”, "laterais” e "tardoz”.
Por isso se centrou o espaço construído no grande pátio que, a nível da vivência, é o núcleo da "externalização” dos espaços interiores e da "apropriação” dos espaços exteriores. Assim a vista em extensão sobre a várzea do outro lado da rua pode, sem obstáculo, ser sentida desde o pátio tardoz.
Dilatada sobre o centro, a casa é assim para viver por "dentro / fora” e o jardim (para além de elemento de amenização e acesso) apenas a singulariza e a harmoniza com as casas contíguas.
O Lote integra-se na área urbanizável a Nascente do loteamento e concentra em si, em "estado puro” as qualidades da encosta em que se insere.