Parus Tinto

Parus Tinto 2014
€ 200,00 / garrafa
(inclui IVA)
Quantidade Mínima de Encomenda: Caixa c/ 6 garrafas.
Região Comporta
Área Total da Vinha 35 Hectares (26 hectares de uvas tintas e 9 hectares de uvas brancas).
Classificação Vinho Regional Península de Setúbal
Tipo Tinto
Cor Granada vivo
Castas Alicante Bouschet 80%
Aragonez 10%
Touriga Nacional 10%
Aroma Aroma fino e complexo onde se entrelaçam os aromas da fruta muito madura com as notas de madeira, sem contudo se sobreporem. Com a permanência no copo surgem então os aromas da evolução com as compotas e algumas subtis especiarias a marcarem presença. Aroma varietal presente.
Sabor Revela um certo corpo e uma estrutura a que o ligeiro acídulo e os taninos firmes dão um equilíbrio e harmonia. O final de boca confirma a sensação aromática evidenciando a complexidade e as notas de fruta muito madura.

SUGESTÃO DE ACOMPANHAMENTO:
Queijos de pasta mole e pratos de carnes nobres.
Tipo de Solo Arenoso
Situação A curta distância do Oceano Atlântico, a nossa vinha é beneficiada pela amenidade do clima litoral, permitindo maturações equilibradas. Está inserida num vale, orientado nascente-poente, com boa exposição solar e ladeada de pinheiros mansos que a protegem dos ventos fortes do verão. As condições do solo e clima são excelentes no que respeita à fitossanidade da vinha, permitindo a colheita de uvas sãs e de grande qualidade produzidas em modo de produção integrada.
Temperatura Condições do ano do vinho:
Durante o verão de 2011 o anticiclone dos Açores, grande influenciador do nosso clima, apresentou flutuações significativas na sua localização encontrando-se, frequentemente enfraquecido e preferencialmente localizado a sul da sua posição média. Esta situação contribuiu para uma variabilidade nas condições meteorológicas em resultado das massas de ar que foram afetando a nossa região, que teve como consequência a alternância entre dias com céu pouco nublado ou limpo e dias com precipitação, dias com mais vento e dias com temperaturas mais altas ou mais baixas. Os valores de temperatura do ar neste verão
foram próximos dos valores normais. Neste verão não ocorreram ondas de calor, mas verificou-se a ocorrência de alguns períodos com persistência de temperaturas elevadas, próximas de 40ºC.
O mês de setembro registou valores da temperatura máxima do ar acima do valor normal 1971-2000. O valor médio da temperatura máxima do ar foi de 27.5ºC. A temperatura média do ar em setembro (20.8ºC) foi superior ao normal, enquanto
o valor médio da temperatura mínima do ar esteve muito próximo do valor normal. Durante o mês ocorreram vários dias com temperatura máxima superior ou igual a 25ºC (dias de verão) e a 30ºC (dias quentes), verificando-se que o respetivo número de dias foi superior ao normal (1971-2000). Em outubro nos primeiros 20 dias do mês verificaram-se valores muito elevados de temperatura máxima do ar, tendo-se registado duas ondas de calor.
Vinificação As uvas, em excelente estado de maturação, provenientes da nossa vinha e criteriosamente seleccionadas foram colhidas manualmente, vindimadas por castas em caixas de 20 kg e desengaçadas suavemente. A fermentação deu-se em lagares de inox de pequena capacidade, após o que estagiou durante 12 meses em pipas novas de 500 litros de carvalho Allier. O vinho não foi sujeito a estabilização tartárica pelo que, com o tempo, pode vir a apresentar ligeiro depósito. Após o afinamento final foi engarrafado estando em estágio de garrafa em ambiente controlado.
Engarrafamento Agosto 2013 - 12.800 garrafas
Análise Teor Álcool: 13,5%
Acidez Volátil: 0,60 g/l (ácido acético)
Acidez Total: 5,50 g/l (ácido tartárico)
pH: 3,64
Açúcar Residual: 3,5 g/l
Extrato Seco: 31,5 g/l
No preço do pack está incluido o valor das caixas de transporte
Parus+Tinto