Comporta 10 Tinto

Comporta 10 Tinto 2010

Contacte-nos

Quantidade Mínima de Encomenda: Caixa c/ 6 garrafas.
Enólogos Engº Francisco Pimenta
Região Comporta, Portugal
Área Total da Vinha 35 hectares (26 hectares de uvas tintas e 9 hectares de uvas brancas
Classificação Vinho Regional da Península de Setúbal
Tipo Tinto
Cor Granada profundo
Castas Alicante Bouschet 100%
Aroma Aroma intenso e frutos silvestres muito maduros, com ligeiras sensações das madeiras de estágio. A evolução no copo revela complexidade, com as compotas e algumas subtis especiarias a marcarem presença.
Sabor Revela-se um vinho estruturado e com um ligeiro acídulo, elegante e com um final de boca prolongado e persistente.


SUGESTÃO DE ACOMPANHAMENTO:
Pratos condimentados, assados e carnes de caça.
Tipo de Solo Arenoso
Situação A curta distância do Oceano Atlântico, a nossa vinha é beneficiada pela amenidade do clima litoral, permitindo maturações equilibradas. Está inserida num vale, orientado nascente-poente, com boa exposição solar e ladeada de pinheiros mansos que a protegem dos ventos fortes do verão. As condições do solo e clima são excelentes no que respeita à fitossanidade da vinha, permitindo a colheita de uvas sãs e de grande qualidade produzidas em modo de produção integrada.
Temperatura Condições do ano do vinho:
O verão 2010 foi muito quente na nossa região, sendo mesmo o segundo verão com a temperatura média e máxima do ar mais elevada desde 1931. A média da temperatura máxima do ar foi de 30ºC e a temperatura média atingiu 23ºC. Neste verão ocorreram três ondas de calor, duas em julho e uma em agosto. Também o número de noites tropicais foi elevado com cerca de 90% das estações meteorológicas a registar pelo menos uma noite tropical e 35% com mais dez noites tropicais.
Vinificação As uvas foram colhidas manualmente na nossa vinha, criteriosamente selecionadas pela excelente maturação em caixas de 20 kg e desengaçadas cuidadosamente.
A fermentação ocorreu em cubas de inox de pequena capacidade, com maceração pós-fermentiva prolongada, seguida de estágio de 12 meses em pipas novas de carvalho Allier de 500 litros.
Após afinamento, foi engarrafado e ficou a repousar em ambiente controlado.
Apenas produzido em anos de colheita excepcional e resultante de uma única vinificação com intervenções mínimas
Engarrafamento Agosto 2013 - 6.300 garrafas
Análise Teor Álcool: 14%
Acidez Total: 0,63g/l (ácido acético)
5,85 g/l de ácido tartárico
pH: 3,66
Açúcar Residual: 4,2 g/l
Extrato Seco: 33,1 g/l
No preço está incluído o valor da caixa de transporte
Comporta+10+Tinto