Agricultura e Floresta

A Herdade da Comporta é um dos mais verdes, harmoniosos e sustentáveis espaços da Europa e onde se desenvolveu, durante o século XX, o cultivo do arroz. São cerca de 1.100 hectares de arrozais que pintam a paisagem da cor verde e de onde saem anualmente cerca de 6.500.000kg de grãos.

Todo o arroz é produzido segundo as normas de produção integrada - uma produção amiga do ambiente, restritiva no uso de pesticidas. Este é um produto com lugar de destaque na gastronomia local, e que contribui muito positivamente para o sustento de grande parte da população residente.

Embora o verde húmido constante desta cultura domine grande parte da paisagem, as plantações de relva, horticultura (pinhões, batata doce, amendoim, courgettes), e agricultura biológica têm vindo, também, a ganhar maior importância no pelouro agrícola da Herdade da Comporta.

A floresta, repleta de Pinheiros, Zimbros e Carvalhos que preenchem 7.100 hectares de terreno, acrescenta outras tonalidades ao local. São 3.500.000 árvores plantadas e milhares de quilómetros de puro oxigénio.

voltar